
Impressões dos alunos
Para encerramento das atividades da disciplina, o filme escolhido foi “ O Garoto de Charlot” (“The Kid”), de Charles Chaplin.
Desta vez, o visionamento e reflexão sobre excertos do filme contou com a parceria do Lucky Star – Cineclube de Braga, o que nos proporcionou outras formas de olhar e compreender a produção cinematográfica de Charlot, uma referência na História do cinema, em geral, e do cinema mudo, em particular.
Não estamos habituados a ver filmes a preto e branco e sem discurso verbal. Aqui, a narrativa desenvolve-se muito a partir da mímica dos atores, mas também da banda sonora, criteriosamente selecionada. Um dos aspetos que mais nos chamou a atenção neste filme, além de ser a preto e branco, foi o facto de a ausência da cor contribuir para acentuar a realidade retratada (a pobreza, a miséria, a angústia,…), na qual sobressai o lado humano e altruísta daquele que se preocupa com o outro, no caso, representado pelo próprio Charlot.
Também é importante referir que este género de filmes nos remete para as origens da sétima arte. As produções de Charles Chaplin tiveram grande impacto no cinema e marcaram as várias gerações que a elas assistiram. No caso de “O Garoto de Charlot”, trata-se de uma longa-metragem em que, pela primeira vez, o drama e a comédia se conjugam e de uma forma que nos prende ao ecrã desde o primeiro momento. Um dos elementos que marcam a alternância entre um género e o outro é a banda sonora. Assim, quando acontece uma cena dramática, a música torna-se mais intensa e comovente e, numa cena de comédia, a música torna-se mais leve e alegre, o que, de certa forma, se antecipa, no intertítulo que dá início à história: “Um filme com um sorriso… e talvez uma lágrima.”
Salienta-se, ainda, que tivemos a oportunidade de perceber que Charlot, personagem principal e, portanto, herói da história, na verdade não corresponde ao estereótipo a que nos habituamos, pelo contrário, é uma espécie de anti-herói, pela sua simplicidade, fragilidade e comicidade. A personagem demonstra o herói que todos temos dentro de nós, o herói do povo, um herói que não é rico e nem sempre o mais bem sucedido entre as pessoas, mas que nos conquista pela sua maneira de ser.
Esta experiência foi uma oportunidade única e gratificante.
Texto coletivo 9.º D, construído em articulação com a disciplina de Português
O amor que Charlot e o menino sentem um pelo outro é inexplicável. A felicidade deles é contagiante. Para Charlot, perder o filho é igual a perder a vida. Quando isso aconteceu, não descansou até recuperá-lo, o que foi comovente.
Bruna C. nº2, Dinis S. nº5, Tiago B. nº24, Tomás F. nº26
Este é um filme mudo, muito animado, que junta dois estilos: o drama e a comédia. Nós achamos muito interessante e divertido.
Guilherme V. nº10, Pedro C. nº17, Rodrigo F. nº18, Tiago A., nº23, Tiago B. nº25
O sorriso daquele menino é o motivo do meu, a razão para o filme ser tão comovente e transmitir felicidade ao mesmo tempo.
Cecília A. nº3, Inês G. nº11, Matilde C. nº16
O filme consegue ser engraçado até nos momentos dramáticos. No nosso ponto de vista, o filme mudo tem a sua graça, pois a sua representação é mais trabalhada e representativa. Nos momentos dramáticos, as personagens conseguem manter um comportamento positivo e arranjam sempre uma solução, criando um final feliz.
Edgar R. nº7, Marita F. nº15, Ruben F. nº19, Vasco G. nº27
Ao ver o filme, experienciamos diferentes emoções: no início dá um sentimento de tristeza por a mãe ter deixado o filho. Depois, passou a um sentimento de alegria devido à comédia do Charlot. No final do filme, desperta carinho, porque a mãe volta a encontrar o seu filho.
Margarida C. nº12, Maria C. nº13, Tiago V. nº21
O filme “O Garoto de Charlot” foi interessante porque, apesar de ser um filme mudo, dá para entender o que as personagens estariam a dizer. Além disso, a banda sonora ajuda a realçar as expressões dos intervenientes.
A parte que nós mais gostamos de ver foi quando Charlie Chaplin encontrou o bebé e o acolheu como seu filho. Também gostamos das cenas de luta, pois são muito cómicas.
Por tudo isto, recomendamos o seu visionamento.
Catarina O. nº1, Gabriela G. nº8, Francisco O. nº10, Simão M. nº19
Este é um filme envolvente e bastante comunicativo, que nos faz não só visualizá-lo como também vivenciá-lo de uma forma muito intensa. Embora, inicialmente, pensássemos que não seria tão bom, acabou por nos surpreender imenso pela positiva.
A música do filme e a expressividade das personagens fazem com que, afinal, os diálogos não sejam assim tão necessários para perceber a história contada.
Dinis M. nº4, Diogo C. nº6, Joana O. nº11, Sofia S. nº20
Textos 9.º B, construídos em articulação com a disciplina de Português
Imagens: Sessões pré-visionamento, visionamento e pós-visionamento /9.º Ano/AEMC/CEA
Brilhante escolha para encerramento da atividade desenvolvida durante o ano. PARABÉNS.
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Apesar de ser um filme mudo consegue transmitir as emoções muito bem, talvez até melhor que os filmes atuais e durante o filme senti duas emoções: pena e humor.
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São momentos singulares na vida dos alunos e que ficarão, certamente, para a posteridade! Um bem-haja a quem lhes tem proporcionado estes ensinamentos, nomeadamente à sua professora Luzia Bastos que continua a abrir caminho a um futuro promissor!
Parabéns a todos os intervenientes!
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